terça-feira, 10 de novembro de 2009

Kimota! Podcast 14: Blacksad Files



John Blacksad em raro momento de tranquilidade no seu escritório.

Salve, Kimoteiros! Edição número 14, na qual nós finalmente adentramos no mundo noir do negro gato mais famoso de Nova Iorque: John. Blacksad.

Download do Episódio
Assine o nosso feed que sai primeiro em francês, para um mês depois sair em espanhol

SHOUT-OUTS
Editora Quadrix
Profile do Fred Macêdo no Orkut
Resenha do Rodivaldo, no Melhores do Mundo
Um pouco mais sobre as leis Jim Crow nos EUA
Billie Holiday canta Strange Fruit, uma das trilhas de Blacksad

9 comentários:

  1. Puxa, rapazes... eu não tenho palavras para agradecer ao interesse... e infelizmente, TAMBÉM não tenho QUADRINHOS para corresponder à propaganda!

    mas vão para os links e julguem por si mesmos:

    almadeaco.blogspot.com

    cliquem no marcador "gavetinhas mágicas - HQs cômicas completas"

    Boa diversão!

    ps. tem mais no meu álbum de fotos do orkut. boa visita

    Fernando Aoki, criador do Alma de Aço, o latão

    ResponderExcluir
  2. Fabricio "CrazyMan" Machado12 de novembro de 2009 às 00:27

    Ae rapaz, esse quadrinho émuito from hell!!!É muito massa! Pena que só tem 3 volumes...

    A Gibiteca é muito baca, eu vou é muito por lá, eu só acho que faltam coisas mais comuns, tipo, não tem quadrinho dos vingadores, ou personagens mais clássicos...tem muita coisa da Image e uma ruma obscuro...

    Ah, eu tenho uns gibis do Tex! Sou muito fa desses quadrinhos, assim como Dylan Dog.

    Aew! Terminei a monografia! Chama de novo que eu vou...ahUAHuhauHAU

    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. só conheço esse blog:
    http://gibitecacom.blogspot.com/

    já virão o Leão Negro? Blacksad me lembrou isso:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%A3o_Negro

    Aventura e Ficção me remota um antigo título da Editora Abril:
    http://www.universohq.com/quadrinhos/2004/museu_aventura_ficcao.cfm

    acho Tex bem feito, só acho meio chato, em termos de narrativa, desenho, eles são foda, gosto do Martin Mystère, que foi mal aproveitado pela Marathon e transformou num spin-off de Três Espiãs.

    uma curiosidade sobre os Quadrinhos Bonelli é que a única referência de Quadrinho na Itália eram as tiras, Tex surgiu em Tiras e que depois passaram a ser encadernadas, como eram tiras os Desenhos precisavam passar movimento, por isso a narrativa ganhou ares cinematográfico como os Quadrinhos de Will Eisner, Jack Kirby e Osamu Tezuka.
    Tex antecipou o Western Spaghetti de meados da década de 1960.
    segundo a Wiki:
    Tex foi criado pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini. No começo, as histórias eram publicadas no formato de tiras com no máximo 3 quadrinhos. Cada semana saía um gibi com 32 páginas (32 tiras) e uma aventura levava várias semanas para chegar ao fim, levando os leitores a comprar as próximas edições. Essa estratégia culminou num sucesso incrível na Itália. Inicialmente apenas mais um personagem entre tantos outros que apareciam naquela época, o ranger fez tanto sucesso que se decidiu pela publicação de uma revista. As tiras foram todas compiladas, sendo que em cada página da revista havia no máximo 3 tiras, como hoje.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tex


    http://www.ubcfumetti.com/tx/50year3_po.htm

    Jack Kirby também era roteirista, O Quarto Mundo de Jack Kirby (Darkseid, Novos Deuses) na DC.
    Stan Lee teria brigado com o Steve Ditko por Lee querer que Norman Osborn como Duende Verde, Ditko criou toda uma mitologia na Charlton que serviram de inspiração para Alan Moore em Watchmen.
    acho que ambos roteiristas e desenhistas da Marvel foram importantes trabalhando juntos.

    Stan Lee não era tão inovador na criação de superseres, o diferencial era abordagem:

    http://mercurie.blogspot.com/2008_08_24_archive.html
    a Timely era bem estranha Namor e Tocha Humana era anti-heróis.

    Dylan Dog vai ter filme americano, não vai ter o Grouxo por problemas de direito autoral.


    Jim Steranko é o cara, introduziu as linguagem da Pop Art (arte que usa técnicas de Quadrinhos) e da Optical nos Quadrinhos, foi um dos responsáveis por transformar o Sargento Nick Fury no Agente da Shield (claramente inspirado em James Bond).
    Joe Kubert já desenho Tex:
    http://www.texbr.com/artigos/tex_kubert.htm

    ResponderExcluir
  4. Kubert tem a escola The Joe Kubert School of Cartoon and Graphic Art onde vários desenhista se formaram lá, dentre eles Adam Warren um dos caras que introduziu o estilo mangá nos EUA.


    Usagi Yojimbo é furry.

    essa dualidade Professor Xarvier e Magneto é uma boa idéia se inspirar em King e X, o melhor é que na Marvel, vilões como Magneto e Namor (que era um vilão nos anos 40, virou herói, vilão de novo na Marvel anos 60 e herói de novo e querendo comer a mulher do Reed Richards) podem virar heróis.

    conheçam Aoi House:

    http://www.interney.net/blogs/maximumcosmo/2008/09/24/aoi_house_por_adam_arnold_e_shiei/

    Eugênio Colonnese desenhou Mister No:
    http://www.texbr.com/portrasdopano/desenhistas/eugenio_colonnese.htm

    Wilson Vieira (também está na Quadrix) desenhou várias HQs italianas e fez uma versão do Homem-Aranha
    http://www.texbr.com/portrasdopano/desenhistas/wilson_vieira.htm

    http://www.bigorna.net/index.php?secao=noticias&id=1179200622

    Walmir Amaral
    esse lance de felino de Terno me lembra aquele desenho TaleSpin, derivado do Mogli:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/TaleSpin

    Shere Khan de terno:
    http://prettysideofpain.ketnar.org/TS_BHB_annoyed_Khan.jpg

    Quadrix era o nome de um fanzine de Waldomir Vergueiro:
    http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/waldomiro/


    O Melhor da Disney Quadrinhos é de Carl Barks/Don Rosa e os brasileiros.

    Inducks, site que cataloga Quadrinhos Disney
    http://inducks.blogspot.com/

    Quadro a Quadro, site sobre Animação da UFMG:
    http://www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro/

    ResponderExcluir
  5. Faltou uma coisinha, tava ouvindo o podcast novamente, e me dei conta que vocês chamavam o clássico KEN PARKER (Millazzo e Berardi) como BEN PARKER.

    Ben é um nome legal, vide o tio do Peter Parker e o Benjamin Jacob Grimm, mas, o nome do ítalo/americano é KEN, Ken Parker!

    Abraços, e aguardo os comentários sobre os fragmentos de gibis que vocês viram lá no meu álbum do orkut e do meu bloguito.

    Recomendo ler lá no almadeaco.blogspot (gavetinhas mágicas, seção outros fizeram só fiquei olhando) os grandes quadrinhistas Henrique Taiyo e Alex Barreto Cypriano! Coisa fina e coisa boa!

    E muito obrigado pelos elogios ao "Lost In Time". Se tem alguma coisa que comecei e tenho que terminar é essa a história !!!

    Alguém aí quer receber o plot da primeira aventura do Alma de Aço que estou reescrevendo? Mandem seus e-mails para o_slang@yahoo.com.br

    Na verdade parece que acertei a mão ao criar uma aventura de apresentação da série para o leitor onde eu efetivamente PUS TUDO o que sempre tive vontade que uma aventura de um personagem meu apresentasse assim, logo de cara, abrindo a série: os objetivos do personagens, claros como água, a aventura e ação, o humor oscilando entre inocente e grotesco, o senso de molecagem que sempre li e admirei em fodões como Alan Moore, Alan Davis e o Yukito Kishiro (Gunnm /a.k.a. Battle Angel Alita)

    Talvez eu faça apenas duas histórias: Lost In Time, e a aventura premiere do latão, mas partirei para o esquecimento feliz que nem o BK com a publicação do livro do Mil Nomes.

    Abraços e bom fim-de-semana!

    ResponderExcluir
  6. é verdade, eu me confundi e só fui perceber que havia me enganado com relação ao nome do Ken quando ouvi o podcast já gravado.

    ResponderExcluir
  7. blog do Ken Parker:
    http://kenparker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Fabricio "CrazyMan" Machado20 de novembro de 2009 às 22:37

    Caros amigos,
    Tipo, eu escutei o podcast umas 3 vezes (a parte doKen Parker) e pra mim sempre soa como Ken mesmo...ahUHAUhuahuHAU
    Acabei deler aprimeira edição do BlackSad, e tenho alguns comentários a fazer: em primeiro lugar, eu nunca tinha visto um quadrinho tão caprichado,e olhe que eu já leio quadrinho há coisa de 15 anos! Porém, tive a sensação de que o 1o número do quadrinho foi muito espremido! Pode ser que isso seja fruto de minhas expectativas, mas tive a impressão de que a dupla aproveitou bem na elaboração das personagens, mas isso deixou a história muito corrida e superficial! Por exemplo, a parte em que o lagarto era perseguido pelo rato (que acaba eles chegando num bar de anfibios e répteis)foi muito bem contada, mas a história do sapo que matou a atriz com a qual Blacksad tivera um caso no passado foi deixada em branco! Tipo, espero queimar a minha língua e, assim que o download da segunda edição terminar (estou seguindo a dica do Luís:baixo o scan edepois comproa revista)a história seja mais densae melhor trabalhada, pois os personagens, como já falei, o são e muito bem.

    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Fabricio "CrazyMan" Machado20 de novembro de 2009 às 22:40

    PS:Stam Lee sem Jack Kirby é o mesmo que comer coxa de galinha de garfo e faca: não teria graça!

    ResponderExcluir