quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Kimota! Podcast 15: Animação, galera!



Steamboat Willie, 1928

Download do episódio
Assine o nosso feed a 24 quadros pro segundo

SHOUT-OUTS
HCast
Papo Armagem
Peça já a sua Quadrix!
Fantasmagorie, de Émile Cohl
Gertie, The Dinosaur, de Winsor McCay

10 comentários:

  1. Muito obrigado pelos elogios e pelas visitas, mas, NÃO VOU E FAÇO QUESTÃO DE NÃO RECEBER os créditos pela história do SENTINELA.

    HENRIQUE TAIYO. Guardem este nome!!!! Como disse no próprio marcador que dei ao post: "outros fizeram, só fiquei olhando". na verdade, apenas artefinalizei aquela história!
    http://taiyosagawa.deviantart.com/
    (também encontrável na minha lista de amigos do orkut)

    Ele é o AUTOR daquela preciosidade, A SENTINELA. Eu virei fã daquela história, e pedi cópias para eu treinar minha artefinalização.


    Definitivamente tenho que montar um álbum meu no deviantart... Bom, me aguardem, vou largar umas encrencas lá na sua conta de e-mail...

    kimotapodcast@comic.com ? ou é @comics.com ?

    ResponderExcluir
  2. Fabricio "CrazyMan" Machado27 de novembro de 2009 às 02:38

    Aeeeeeeeeeee pessoal!!!!
    Novamente valeu ae pela lembrança, minha semana sem kimota não é tão feliz, ja q os temas das discussões são muito bons para os fans de quadrinhos/filmes/animações. De verdade, eu já não consigoviver sem o kimota. ahUHAUhuahUHAU
    Bom, sobre a temática, se me permitem, o meu primeiro grande contato com animação foi sem dúvida vendo "Phantasia", que foi ultra-premiada (uma que oMikey é ummago,e que virou inclusive símbolo olográfico dos VHS da Disney), por conta da belezada animação,das cores,realmente muito bom. Akira foi o, figamos, divisor de águas; lembro que ví o filme na BAND, e tipo, eu estava gravando em VHS. Quando terminou eu assistí novamente! Mas sem duvida (agora o Luis morre), a melhor animação, com os melhores personagens, com a mais envolvente historia...para mim, é Neon Genesis Evangelion, sem sombra de dúvidas!

    Abração pessoal!!!!

    PS: Caras, eu acho que meu casamentoainda tah longe, mas se quizerem gravar um kimota no dia da minha formatura (me formo em economia dia 21 de dezembro!) ahUHAUhauhUHAUhuahUH
    PPS: Comprei a Quadrix! Falta ler!!!

    ResponderExcluir
  3. Fala galera! Muito bom o podcast sobre animação. Esse podcast de vcs teve muita coincidência com o nosso 3o Ep. Pra começar vcs citaram o Hcast e o Papo Armagem, justamente a galera que está no nosso 3o Ep, que foi sobre quadrinhos em outras mídias, portanto teve um pouco sobre animação. Bom, mas vamos ao que interessa, temos 3 assuntos a tratar:
    1- caso vcs queiram colocar o player de forma fácil é só postar pelo 4shared realmente. Eu dei esse bizu pros meninos do Armagem Herética (o 1o papo armagem saiu primeiro no Hcast) e eles estão usando ate hj. Qq coisa eu passo a manha pra vcs.
    2- Com relação ao escambo de links (muito bom esse termo), tá fechado. Hj mesmo vou colocar o link de vcs no Hcast
    3- Tem um projeto que eu estou negociando com a Gibiteca e o pessoal do armagem, para fazer um videocast de debates, transmissão ao vivo direto da gibiteca. Assim q o projeto estiver consolidado gostaria q vcs fossem fazer parte.
    Abraço e sucesso pro Kimota!!!
    Ps. Meu nome é Guilardo, não Guilherme :)

    ResponderExcluir
  4. Fernando, meu caro, é Kimota@comic.com, tudo no singular, sem podcast no meio. Qualquer dúvida, tem o endereço logo ali na esquerda.

    Fabricio, meu outro caro, fez uma ótima aquisição. A Quadrix é ducarai. Sobre o tema, faltou falar de uma grande animação italiana: Allegro Non Troppo, do Bruno Bozzetto. Uma das minhas preferidas e tão boa quanto, senão melhor que Fantasia.

    Guilardo, meu último caro, bem-vindo! Agradecido pela dica do player, pelo escambo (tiver espelhihnhos, aceitamos também)e pelo convite: ficaremos felizes em participar.

    Um abraço para todos.

    ResponderExcluir
  5. saiu um novo curta do Pateta chamado:
    How to Hook Up Your Home Theater

    Mussarelas era família romanada da Hanna Barbera.

    a redublagem de Looney Tunes é culpa do Cartoon Network, o SBT passa as 2 dublagem

    procurem
    Pixie Picnic, animação com anões (que lembra os 7 anões da Disney) da Walter Lantz.

    primeira animação japonesa é de 1917 Imokawa Mukuzo Genkanban no Maki

    todos os personagens preto e branco são cópias do Gato Félix,
    antes do Mickey, Ub Iwerks e Walt Disney criaram o coelho Osvaldo, ele acabou ficando com a Universal e foi usado por um tempo por Walter Lantz, a Warner tinha Bosko.
    no Looney Tunes teve uma aparição de Foxy e Roxy, personagens desta época.
    Pantera Cor de Rosa, era um curta de abertura do filme homônimo da United Artists, a animação era feita pela DePatie-Freleng (ex-empregados da Warner).

    Pica-Pau ficou ruim nos anos 70 e pior ainda nos anos 2000.
    Tex Avery fez o Droopy, Picolino, o curta da Chapeuzinho Vermelho e o Lobo causou polêmica pela sensualidade.
    filmes como Roger Rabbit e O Máscara trouxe o estilo do cara, a série Mundo Louco de Tex Avery, ficou bem chata, Animaniacs consegue fazer algo melhor.
    Preston Blair trabalhou com Tex Avery.

    a Max Fleisher trabalha bastante como a rotoscópia (que é como se fosse vetorizar cada movimento do ator e animar em cima)
    Betty Boop e Superman deles são marcos da história da animação.
    Hanna e Barbera mantiveram o estilo da MGM nos desenho da TV a mudança ocorreu quando Doug Wilde apresentou o projeto de Jonny Quest, uma animação menos limita e inspirada em Tintin, Jacques Cousteau e séries de espionagem, o character designer foi de Alex Toth (que chegou a adaptar Zorro, a série de TV para Quadrinhos da Disney, que também produzia a série).

    os custos de JQ foram altos e o retorno não foi que esperavam.
    Toth criou um outro estilo na HB, ele faria Herculoides, Space Ghost, Superamigos, Homem-Passaro, entre outros.
    quando os Beatles fizeram sucesso, criaram "Os Impossíveis", a Filmation criou The Archies, inspirada no Archie dos Quadrinhos (o mesmo de Betty e Verônica, a HB procurou a Archie (dona do Archie) e fez uma versão animada de Josie e as Gatinhas de Dan DeCarlo (que também criou Sabrina, a bruxinha), o Archie existe desde os anos 40, nos 60 o estilo do DeCarlo predominou na revista e nas animações.
    O Scooby Doo seguia essa linha (só que sem ser uma banda), foi criado por Joe Ruby e Ken Spears, criaram também Tutubarão (esse sim com banda, só gosto da trilha, acho chato) que sairiam da Hanna Barbera e fundaram a Ruby-Spears, lá criaram Bicudo, o Lobisomem (Fangface), que muitos pensavam ser da HB.
    na Ruby Spears, Alex Toth e Jack Kirby fizeram a série Thundarr, o barbaro, que é uma mistura de He-Man, Herculóides e Star Wars, Toth fez os designer dos heróis e Kirby dos vilões.
    outro detalhe, Toth era daltônico.

    Pequeno Scooby Doo (A Pup Named Scooby-Doo) era bem legal, melhor que as séries, Scooby tava tão sem imaginação, que chamaram Batman, Gordo e o Magro pra participar.

    engraçado que desde da década de 80, o Scooby e o Salsicha fazem longas animados onde Fantasmas e Monstros existem, ficam pior que a série original.

    a Filmation famosa por He-Man, Flash Gordon, Tarzan etc.. usava e abusava da Rotoscópia.




    nos anos 80, produzidos no Japão
    Thundercats foi feita pelo Topcraft, que mais tarde virou Studio Ghibli, Caverna do Dragão foi co-produzido pela Toei e Marvel Productions, sempre achei que tinha um traço meio mangá.
    a última fase dos Superamigos era mais fiel as HQs e tinha o Cyborg e o Nuclear (chamado de Tempestade no Brasil), durou pouco, tinha o character designer do José Garcia Lopez, até iriam fazer uma série dos Novos Titã inspirada na fase do George Perez (a Filmation fez da versão original dos Titãs).
    hoje em dia são feitos na Coréia do Sul.
    a risada do pernalonga foi para virou a do Pica-Pau.

    ResponderExcluir
  6. segundo a Wiki:
    No filme Looney Tunes: Back in Action há uma cena cortada que faz referência ao fato de que a risada criada por Mel Blanc ja havia sido usada no Pernalonga, a cena mostra o Pernalonga sendo atingido pelo raio do diamante "Macaco Azul" e se transformando de novo em sua "forma primitiva" (que é o Happy Rabbit) e dando por duas vezes a famosa risada porém com a voz bem grossa, a cena acabou não entrando para o filme, apenas nos extras do DVD.

    eu curto Chuck Jones mas, em Tom e Jerry ficou bem chato.


    hoje voltaram pro character designer clássico, eu acho que é o mesmo das HQs oficias desses desenho, tirando Disney, gibis de cartoons são chatos, agente comprava por ser fã, hoje em dia os do Scooby Doo tem traço do Joe Staton, mesmo curtindo o cara, não compro essas HQs, acho um porre.

    parece que os caras que fizeram A Pantera Cor de Rosa e A Corrida Maluca haviam feito Papa-Leguas.

    Rei Leão tem lances de Rei Lear também.

    A Nova Onda do Imperador é foda, a Izma parece com a Cruela, depois teve A Nova Onda de Kronk foi lançado em DVD e depois teve a série A Nova Escola do Imperador,
    eu gosto do Sinbad da DreamWorks, o Piratas do Caribe ficou nos 2 últimos, acho Sinbad melhor (embora parece Aladin).

    A Princesa e o sapo com certeza vai ser clichês, uma odê a Disney.


    Bluth dirigiu o primeiro "Em busca do Vale encantado" e sempre achei um saco, Fievel é foda.
    Don Bluth fez Titan A.E, era um projeto ousado, acabou fechando o estúdio de animação da Fox, teve efeitos especiais produzidos pela Blue Sky, a mesma de Robôs que trouxe a Fox de volta os filmes animados.

    Luis chamou Chuck Jones de Quincy Jones, o produtor do Michael.

    Faltou falar do Bruce Timm, o cara participou de He-Man, Tiny Toons e Animaniacs, criou a série do Batman inspirado no desenho do Superman dos Fleisher, as animações de Alex Toth, Hqs de Jack Kirby, John Buscema etc.. e em quadrinhos clássicos do Batman e no filme do Tim Burton, pra série do Superman, a inspiração foi o desenho The Mighty Hercules do anos 60 , feita por George Kashdan (morto em junho/2006) e Jack E. Miller ex-roteirista da DC, a série do Superman foi bem fraquinha, apesar de ter o Luthor do John Byrne, só melhor nos últimos capitulos.
    eu acho Shrek legal, sobre Cavaleiros do Zodiaco, o impacto foi em todo o mundo, eu assistia animações Hanna Barbera e Tokusatsu na Manchete, eram horas de desenho, lembro vagamente de animes como Pequeno Principe, Cavaleiros trouxem o Shonen pra nossa geração, os caras com cabelos coloridos e dramaticidade, hoje não vejo graça na trama, não me interessei por ler o mangá ou assitir novas produções, se tiver passando na TV eu asssisto.
    Mel Blanc também dublou várias animações da HB.

    ResponderExcluir
  7. o coelho Osvaldo, voltou pra Disney com designer original.
    as gravatas nos personagens da Hanna Barbera eram pra facilitar os animadores nos movimentos das cabeças.
    orçamentos de cinema eram grandes, de animação pra TV, pequenos.
    tem uma nova animação chamada Phantasmagoria do japonês Shigeru Tamura.

    ResponderExcluir
  8. o Alex Toth fez uma série do Quarteto Fantástico onde o Galactus era verde limão, tem aquele série do Coisa, onde o Ben Grimm tem anéis mágicos, uma dos Flintstone com Capitão Caverna e Shmoo de Al Capp, o Capitão Caverna não tem cronologia, primeiro tem os irmãos rocha grunindo, depois Caverna e as Panterinhas, onde ele é descongelado no século 20 e ajuda umas garotas (copia de As Panteras e tramas típicas do Scooby Doo), noutra trabalha com Vilma e Beth num jornal (claramente inspirado no Clark Kent), em Flintstone Kids tem um filho, Caverninha (Vilma e Beth são crianças, será que o Caverninha virou marginal e morreu?).

    ResponderExcluir
  9. alguns links úteis:
    http://jblog.com.br/quadrinhos.php

    http://www.interney.net/blogs/maximumcosmo/

    http://animabluth.blogspot.com/

    http://gibicomics.blogspot.com/

    http://hqmemoria.blogspot.com/

    http://oglobo.globo.com/blogs/Gibizada/

    http://oficinadequadrinhosufc.blogspot.com/

    http://planetagibi.blogspot.com/

    http://planetamongo.wordpress.com/

    http://www.kotatsu.com.br/wiki/doku.php?id=mangas_brasileiros

    http://www.zineacesso.com/

    ResponderExcluir
  10. Salve, salve, heróis dos podcasts!
    Queria agradecer as gentis referencias ao papo armagem e à turma do Armagem Herética. Já botamos um banner para o kimotapodcast lá no Armagem.

    Excelente papo sobre animação. Muito animado. E queria aproveitar para congratular o Quiof pelas intervenções aqui nos comentários, ele é um cidadão bastante ligado e a gente que escuta o programa percebe que os comentários são uma extenção do podcast! Excelente trabalho, Galera! Vocês concederiam uma entrevista no papo armagem?

    ResponderExcluir