segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Kimota! Podcast 13: Roteiristas e desenhistas



O Kimota não apóia ou condena o ato de acorrentar desenhistas: o que eles tiverem que fazer para haver Homem-Aranha todo mês nas bancas.

Como é a relação entre quem escreve e quem desenha um quadrinho? É complicada? Certamente não é mais complicado que publicar quadrinhos no Brasil. Tudo isto nesta edição do Kimota, o único podcast onde índios astronautas viajam ao espaço para matar cangaceiros alienígenas!

Download do episódio
Assine o nosso independente feed

SHOUT-OUTS
Canal de Don Bluth no Youtube
Na Aba do Chapeleiro

8 comentários:

  1. A gente sabe que, em verdade, o Don Bluth não criou nem o Bernardo nem a Bianca. Só vendo se vocês estavam prestando atenção. ;] E desculpem-nos pelos bem-te-vis piando no fundo. Those damn, dirty birds.

    ResponderExcluir
  2. Fabricio "CrazyMan" Machado4 de novembro de 2009 às 23:13

    Aeeeeeeeeee!!! Downloading...mais tarde volto pra comentar!

    ResponderExcluir
  3. Fabricio "CrazyMan" Machado6 de novembro de 2009 às 01:35

    Ae pessoal!
    Tipo, a questão levantada (roteiristas X desenhistas)sempre foi uma coisa que eu me perguntava, desde que comecei a ler minhas primeiras edições. Antes eu achava que todo mundo fazia tudo de modo desorganizado, até que um dia eu troquei umas revistas "Veja" antigas que a minha mãe tinha me dado por uma revista daquelas tipo "Como desenhar mangá", porém para roteiro. A partir daí eu me interessei pela roteirização (acho que o Luís deve ter visto alguma coisa minha nas épocas de 3o ano hehehehe), já que sempre fui muito fã de literatura. A partir daí é que ví que a coisa é um tanto cmplicado, principalmente por se tratar de relações entre pessoas, que tem seus ritmos e vontades próprios...lembro que presenciei (não como roteirista, mas quando tocava em bandas de rock)diversos problemas entre os integrantes, vi até grandes amizades acabarem por conta disso...e olhe que nem éramos profissionais hehehehehehhe
    A minha mãe diz uma frase que é genial: "Você não escolhe com quem trabalha, mas sim seus amigos; sorte sua se você consegue juntar os dois!"
    Por essas e outras que tenho que parabenizar ao Luís, ao Kaléo e ao Léo pelo trabalho de vocês. É bacana ouvir que a galera tá a mais de ano esperando por ver concretizado o projeto e tal. Ver o apego do Kaléo pelo quadrinho é bem legal; outro dia encontrei com o Luís e ele me falava dos planos; o Léo anda com desenhos dos personagens pra cima e pra baixo...tipo, eu certamente estarei nodia do lançamentoe acompanharei a série sem dúvidas!

    Por fim, vejam só abelezura que acontece quando temos problemas de relacionamento entre desenhista e no caso editor. O ano é 1989. John Byrne, puto com o então editor da Mervel, Jim Shotter, saiu e deixou a saga do Hulk a esmo. Esta foi parar nas mãos de Al Milgron, que não durou muito no cargo. Sabendo que seria "despejado", vejam o papelão que Milgron fez o gigante esmeralda passar...a foto é domeu álbum do orkut! (quem quizer add blz?!)

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=3406060526342478356&pid=1257480479&aid=1256403880$pid=1257480479330

    Abração, Kimoteiros!

    PS: Parabéns atrasado Caio!
    PPS: Valeu pelo convite! Estou meio atarefado no momento terminando a minha monografia, mas assim que eu folgar eu entro em contato com o Luís para ver uma participação no Kimota!

    ResponderExcluir
  4. Fabricio "CrazyMan" Machado6 de novembro de 2009 às 01:47

    Tipo, esse link não está levando direto pra foto,mas leva para o meu album, o nome do album que a imagem está é "Fabricio Machado"

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. o Byrne também não gostava do Beyonder, criação do Jim Shooter:
    http://gibicomics.blogspot.com/2008/12/curiosidade-013-mxyzptlk-beyonder.html
    Don Bluth trabalhou para Disney (eu que vocês sabiam disso), fez filmes como Fivel, A Polegarzinham Anastacia, Titan A.E (que alias, tem Joss Whedon como um dos roteirista, e que apesar de ser legalzinho, o final é fraco, e serviu pra acabar como o departamento de animação da Fox, que só voltou com Robôs), etc...

    Parabéns, Caio.
    Domínio Público pode se fazer o que quiser, personagens de literatura como Frankenstein está em domínio público, só aquele visual clássico pertence a Universal Pictures, só pode ser usado em paródias.
    Eu acho Mônica Jovem uma bosta, primeiro que não é mangá, a narrativa e o cenário são os mesmos da Mônica (basicamente mudaram a arte-final e colocaram retículas) e acho o roteiro muito jogado, Luluzinha Teen é pior, é mal desenhado, a Mônica Jovem tem o Estúdio Mauricio de Sousa, que mantém a qualidade, gostei do resultado dessas HQs:
    http://planetagibi.blogspot.com/2009/08/para-brincar-de-quem-e-quem.html
    muita gente diz que o Stan Lee não fazia nada e ficava com os créditos, Lee continua até hoje fazendo tiras do Aranha e até mangás:
    http://www.omelete.com.br/quad/100011237.aspx
    http://fanzinevortexart.blogspot.com/2009/07/mais-um-novo-manga-de-stan-lee-no-japao.html
    http://planetagibi.blogspot.com/2009/04/as-transfelinificacoes-de-cebolinha-e.html
    o desenhista Jean Okada fez uma versão legal de Luluzinha Teen:
    http://hqdashqs.files.wordpress.com/2009/06/luluzinha-teen-jean-okada-1.jpg

    http://jokbox.wordpress.com/?s=luluzinha
    BK (ou JRP) é um cara polêmico, mas as dicas dele são necessárias, não aceita qualquer coisa e tem experiência profissional, admite seus erros, fala dos bastidores das editoras (isso causa revolta dos caras).
    o Claremont podia ter boas idéias, mas é muito redundância, narra o que já está descrito no desenho: "Ciclope, um lider nato, calcula o tiro certeiro", você já vê isso, era melhor novelizar
    Luis falou do Índio matando ET, lembrei do Turok:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Turok

    Mauricio de Sousa pretende fazer gibi do Homem-Aranha:
    http://www.universohq.com/quadrinhos/2007/n09112007_05.cfm

    ResponderExcluir
  6. uma boa maneira de viabilizar o trabalho de vocês é licenciamento, o Cassaro quando fazia Holy Avenger não fez nem uma capa de Caderno como fez o Del Debbio:
    http://falerpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=192, o Cassaro só fazia propaganda nas revistas de RPG, não expandiu o público e hoje voltou a ser roteirista do Mauricio;

    http://blog.sfrpg.com.br/post/Marcelo-Cassaro.aspx

    ResponderExcluir
  7. o BK acha você deve criar sua própria obra e não fazer fanart ou escrever pros outros (Marvel, DC etc...), que o mercado muda etc....
    um cara que poderia ter um trabalho autoral é o Bleedman, ao invês de desenhar uma história própria, fica fazendo E-Zines de personagens famosos
    pra mim o Cartoon copiou ele (afinal os personagens são deles:
    http://www.tboa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=932:cartoon-network-fusionfall&catid=31:anime-e-manga&Itemid=108

    Ben 10 é um exemplo de produto bem feito, particularmente acho chatinho, mas é bem direcionado, misturando Lanterna Verde, Capitão Marvel e Dial H for Hero e um traço cartoon misturado com mangá.

    ResponderExcluir
  8. Oi, galera. Parabéns pelo trabalho. Queria agradecer a menção ao meu trabalho e dos companheiros Daniel e Alan. O estúdio do Daniel fica nas salas comerciais do Deo PAsseo. Oitavo andar, sala 817. Fone: 3264-0051
    O estúdio possui cursos de Histórias em Quadrinhos, Desenho e mangá.

    Achei muito legal o formatão ao vivo do programa. Pra melhorar vcs podiam pesquisar mais os temas e guardar as referencias impressas pra memória não falhar ou ainda usar um computador no estudio de gravação pra tirar duvidas na hora que surgissem e diminuir as erratas.

    Bom trabalho !
    Força Sempre!
    ass. JJ Marreiro

    ResponderExcluir