quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Kimota! Podcast 08: Quadrinhos e Arte



RAW Magazine, 1980.

Pintura, escultura, literatura, cinema. Quadrinho? Puro entretenimento ou pura arte? Nem tanto ao mar, nem tanto a terra? Venha com a gente nesta busca pela definição do lugar do quadrinho entre as Belas Artes.

Download do episódio
Assine o nosso artístico feed

ERRATAS
Porque ninguém é perfeito, nós criamos esta seção para retificar as inconsistências que a gente acaba soltando de quando em vez no podcast. Por exemplo:

01. Os direitos de distribuição dos filmes do Aranha são da Sony, não da Fox.

02. Esse contrato entre a Sony e o Spidey é apenas temporário, diferente dos com o Quarteto Fantástico e os X-Men, que são para a vida inteira.

03. Juntando a arreacadação do Homem-Aranha 1 (821 milhões), 2 (783 milhões) e 3 (890 milhões), dá um total de quase 2 bilhões e meio de dólares. (!) That's a LOTTA money.

04. Nós dissemos que a Marvel tem em torno de 500 personagens. Em verdade, são cerca de 5.000. Se duvidar, a metade é mutante.

Um comentário:

  1. Olá, galera do Kimota. Conheci o podcast á partir desse episódio e creio que sejam um dos podcasts mais bem informativos que já ouvi na internet!

    - Sim, até a renascença, mal era utilizada a palavra " Artista " mas sim, Artesão.

    A partir do final do século XIX, para frente, a Arte em destaque deixa de se tornar contemplativa, e se torna arte conceitual! Todos esses movimentos de vanguarda do século XX mostram isso, Duchamp que foi citado é um dos maiores simbolos do que chamamos de arte conceitual, a arte Figurativa deixa de ser o destaque á partir de que existe a necessidade a expressão com forte contéudo, é necessário pensar e analisar, o que aquilo significa, e porque diabos está ali.

    O Miquitório de Duchamp se chama " A Fonte ", creio que esqueceram de citar isso, que é quase tão escandaloso quanto o miquitório dentro de um Museu de artes. Hoje encontramos a arte interativa, precisamos interagir dentro daquilo porque hoje o contemplar figurativo não é mais o destaque desse ciclo.

    As histórias em Quadrinhos fazem parte da revolução nas arte do mundo moderno, a Pop Art no caso. Como foi citado algumas revistas sabem cumprir as funções que uma imagem deve ter em harmonia, assim como a Cena do Peter Parker matando uma Aranha na " Ultima caçada de Kraven " .

    Certamente é uma longa discução, mas a introdução do podcast foi a melhor.

    Parabens

    ResponderExcluir