quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Kimota! Podcast 17: Chico Miller




Atrasa mas não cai! Kimota edição dezessete, sobre o mestre moderno do quadrinho Noir: Francisco Miller!

Download do Episódio
Assine o nosso pecaminoso feed

4 comentários:

  1. Salve galera, meu objetivo é esse mesmo passar informações aos outros membros e gerar pageview ao blog (afinal as palavras digitadas servem para
    linkar o site, Web 2.0 é o que há).
    legal a abertura com o Tema de Peter Gunn, existe uma versão cantanda pela Sarah Vaugh.
    Júlio Shimamoto é um Quadrinista que já está no mercado desde os anos 50, de início o trabalho dele não possuia qualquer traço dos mangás (ou Gekigá), fazia Super-heróis (foi capista do primeiro Capitão 7), Terror, Faroeste, Samurais (segundo consta foi o primeiro a fazer histórias de Samurai fora do Japão, inspirado em histórias contadas por seu avô) etc... nessa entrevista ele fala sobre Lobo Solitário e Frank Miller:
    http://www.alanmooresenhordocaos.hpg.ig.com.br/entrevistas146.htm

    sou um tanto crítico quanto o material nacional, o trabalho do Shima é um dos poucos que se destacam (seria mais reconhecido se fosse gringo).
    a Jupiter 2 vem republicando O Gaucho, um personagem do Shimamoto criado por encomenda a pedido de Mauricio de Sousa (que conheceu na extinta editora Outubro) para o Jornal Folha de São Paulo.


    um texto sobre as semelhanças de Samurai Jack e Ronin:
    http://www.agalaxia.com.br/universo/hq/resenhas/ronin_samuraijack.htm

    antes do Frank Miller, nos anos 70 Neal Adams e Dennis O'Neil teriam humanizado Lanterna Verde (que se tornou um alcoólatra), Arqueiro Verde (vício do Ricardito em Heróina) e Batman (estilo sombrio da Roupa, criação de Ras al Ghul).
    Adams inclusive convidou Miller pra fazer All Star Batman e Robin.
    quanto as capas do Lobo Solitário, prefiro as originais do Ikegami, procurem ler também a Lenda de Kamui de Sanpei Shiraro (onde Ikegami chegou a colaborar) e Golgo 13 de Takao Saito (mangá onde Kazuo Koike colaborou, previsto pra ser lançado pela JBC).

    Robocop guarda semelhanças com um anime dos anos 60 chamado Oitavo Homem (Eitoman), que alias surgiu quase a mesma época que o Homem-Aranha, chegou a ser exibido no Brasil no anos e já apresentava problemas pessoais 70 e um OVA passou na TV Manchete em USA Mangá (lembra disso?) e o visual é inspirado no Tokusatsu Gyabanm depois serviu de inspiração para Jiban.
    o mesmo processo teria acontecido com o Darh Vader, George Lucas teria se inspirado no visual do vilão Hakaider do Tokusatsu Kikaider (baseado no mangá de Shotaro Ishinomori do mesmo criador de Kamen Rider, spoiller: no mangá Hakaider é robô com o cérebro do Kamen Rider original) e no capacete de Samurai, anos depois surge Satan Goss de Jaspion (que até um "sabre samurai de luz" tinha).

    Robocop vs Terminator é uma história sem graça, prefiro o game.

    nos anos 80, a Abril Jovem, fez algo inédito, enquanto os outros heróis Marvel tinha histórias repúblicadas ou de heróis como X-Men que foram poucos publicados no país, as HQs inéditas daqui eram defasas, Demolidor do Miller era o que se tinha de mais atual da Marvel naquela época.
    Miller entrou na revista como desenhista, o título seria cancelado, o traço dele fez sucesso e entregaram a ele a missão de trazer o personagem, o Demolidor foi criado por Stan Lee e Bill Everetti (criador do Namor), era criação menos inspirada da Marvel, namorou a Viuva Negra, com Miller foi criado o retcon de Elektra, o Rei do Crime Lutador de Sumô (antes era Luta Livre).
    graças a Miller também, surgiu as Tartarugas Mutantes Ninjas de Kevin Eastman e Peter Laird, que era um paródia de Demolidor e Elektra.
    eu não curto do Demolidor, acho muito absurdo e chato, a Elektra era uma personagem interessante.
    a Semelhança do Miller e Tarantino é justamente por terem mostrado pro Ocidente o que o Oriente tem pra oferecer, Tarantino dirigiu um dos contos de Sin City.
    vocês não falaram de Big Guy e Rusty, que presta uma homenagem aos mangás de ficção científica como Astro Boy, Testusijn 28 Go (ambos que viram longas animados em 3D)

    ResponderExcluir
  2. faltou vocês falarem da fase do Frank Miller em Wolverine com o Chris Claremont, lá Wolverine virou um "Lobo Solitário", simplesmente pegaram personagens japoneses já existente na Marvel como
    Samurai de Prata e Mariko Yashida (primos do Solaris), que até então como todos os extrangeiros nos Comics eram estereotipados e passaram a parecer japoneses.

    ResponderExcluir
  3. Miller tem uma relação com o Cyberpunk (criado de artistas como William Gibson, Ronin e Cavaleiro das Trevas já apresentava esse estilo, o Robocop é inegável.
    em Batman The New Adventures, há um episódio onde crianças contam sua versão de como é o Batman, um garoto conta uma história remetendo ao Batman dos anos 40/50 de autores como Dick Sprang e Sheldon Moldoff (igual Batman: The Barve & Bold)
    uma garota se coloca na história como a Robin de Dark Nights Returns.
    http://worldsfinestonline.com/WF/batman/tnba/episodes/19legendsdarkknight/

    teve uma homenagem também em The Batman (que era bem fraquinha.
    http://worldsfinestonline.com/WF/thebatman/?x=episodes/46artifacts/index

    não curto muito Cavaleiro das Trevas, ele que criou o Superman babaca, o Batman é tão escoteiro quanto ele.
    Alan Moore não goste "A Piada Mortal" e deixou a seguinte declaração (traduzida pela Omelete):
    "Nunca gostei da minha história em A Piada Mortal. Acho que ela deu uma carga muito melodramática a um personagem que nunca foi projetado para tanto. Foi muito indecente, muito violenta. Algumas coisas delas são boas, mas em termos dos meus textos, não é dos meus trabalhos preferidos. Se, como eu disse, Deus me livre, eu voltasse a escrever um personagem como Batman, provavelmente faria algo no estilo daquele período 'tio bobão' com desenhos de Dick Sprang, quando você tinha Ace, o Bat-Cachorro, o Bat-Mirim, o Batman zebra - quando era mais bobo. Porque naquela época havia mais imaginação, mais diversão. Acho que o mundo não precisa de mais vingadores psicopatas. Nem sei se algum dia precisou."
    http://www.omelete.com.br/quad/100022340/Alan_Moore_continua_disparando_contra_mercado_de_quadrinhos_dos_EUA.aspx

    ResponderExcluir
  4. blog com desenhos do Shimamoto:
    http://shimarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir