quarta-feira, 22 de julho de 2009

Kimota! Podcast 01: Breve História dos Quadrinhos




Bem-vindos ao primeiro podcast do Kimota! Baixe o áudio! Assine o feed! Compre as camisetas!

Nesta histórica edição de origem, discutimos as origens dos superheróis, nos EUA desde os anos 1930, passando pelas mudanças mais marcantes das Big Two americanas durante os anos seguintes. Você pode nos ouvir diretamente pelo nosso Feed (usando Google Reader, NetVibes etc.) ou fazer o download da edição para o seu computador. Enjoy!

Download do Episódio
Assine o nosso atômico feed!

3 comentários:

  1. Olá!

    Lamento, mas era o Kurt Busiek, escritor de Vingadores, e daquele fabuloso primeiro Álbum do Alex Ross, "Marvels". E eu não lembro o que ele fez para a DC (será que foi a liga? pegada pra isso ele tinha!)

    E guerra secretas surgiu em 1982 (ou final de 81, sei lá), anos antes dos títulos da DC se sincronizarem em 1984 para a Crise nas Infinitas Terras, no ano seguinte (1985 é o marco).

    E o Capitão Marvel Billy Batson foi adquirido pela DC lá em 1973, na época em que a Marvel cancelou o gibi dos X-Men (que voltou em 1976, primeiro numa aventura pelo Lein Wein, e JÁ TINHA o infeliz do Wolverine - Herb Trimpe, 1974). E por favor, o boom dos X-Men foi justamente após a reformulação dos anos 70, Chris Claremont e principalmente em dupla com o Byrne (1978 ou 79 - 1ª saga do império Xi'ar).

    ordem cronológica Marvel:
    - quarteto 1961 - Stan Lee e Jack Kirby
    - homem aranha 1961 - Stan Lee e Steve Ditko
    - hulk 1963 - Stan Lee e Jack Kirby
    - homem de ferro 1963 - Stan Lee, Larry Lieber e Don Heck
    - thor acho que surgiu em 1961, mas não tenho certeza - Stan Lee e Jack Kirby
    - x-men 1963 - Lee e Kirby
    - os vingadores 1963 - Lee e Kirby

    Reza a lenda que a distribuição das revistas era feita por uma empresa QUE PERTENCIA À DC!!! E isso limitava paca a quantidade de títulos que a Marvel podia pôr em banca (e daí escolher a dedo quem ganhava título próprio e quem ficava largado nas coletâneas tipo "Tales of Suspense"). Daí mais ou menos em 1968 mudou algo no contrato e um monte de herói ganhou revista própria, tipo o Homem de Ferro, Hulk e Capitão América.

    ResponderExcluir
  2. Aê, Fernando. Valeu as informações, cara.

    Sobre o Busiek, ele fez a, sim, a liga, mas, infelizmente, eu nunca li: a única Liga que eu conheço é a do Morrisson que saiu aqui na Melhores do Mundo, lembra?

    Sobre a lenda da distribuição da DC, o que eu posso te dizer de cabeça é que a Marvel chegou a cancelar 55 títulos de uma vez (aqueles de romances, de monstros, de westerns) pra só então lançar o F4 em 61.

    Volte sempre, meu caro. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. a Marvel cancelou a revista dos X-Men em 1969 (os mutantes não passaram despercebidos, já que Fera, Feiticeira Escarlate e Mercúrio estavam nos Vingadores).

    ResponderExcluir